FOFA-CED GISNO
FORÇAS:
ALUNOS: A MAIORIA SÃO BONS DE LIDAR,CARINHOSOS, AFETUOSOS
PROFESSORES: COMPROMISSO, BONS PROFESSORES, CAPACITADOS
ESPAÇO FÍSICO: localização, arquitetura do prédio
RELACIONAMENTO ENTRE OS PROFESSORES: interação no trabalho, amizade, trocas
ESTÁGIO/MENOR APRENDIZ: estimulação, motivação, postura, ambientação ao mercado de trabalho
Grupo 2:
- Camaradagem: professor, alunos, direção;
- Trabalho integrado: na detecção das dificuldades dos alunos e no trabalho com as dificuldades;
- Excelência dos professores e Coordenadores: empenho, dedicação, zêlo, esforço pessoal;
- Laboratórios em funcionamento
OPORTUNIDADES
- inicio da escola integral;
- parcerias e convênios: UNB, IFET,;
- políticas de educação: PROUNI,
- Ensino Médio Inovador;
Grupo 2:
- Escola integral no contra-turno (IFEST);
- Alimentação/almoço para alunos do integral;
- Laboratórios em funcionamento, ainda que
- Ensino Médio Inovador
FRAGILIDADES
- professores desarticulados entre si;
- administrativo superando o pedagógico;
- nº de alunos por turma (40-46);
- carga horária excessiva e estressante;
- falta de material pedagógico: livro didático, xerox, recursos tecnológicos;
- comunicação interna: avisos, comunicados entre a direção/prof; alunos/ coordenação;
- RH insuficiente (prof. Matemática) e administrativo, para auxiliar na disciplina, xerox...;
- falta de perspectiva para o futuro do aluno;
- falta de equipamentos nos laboratórios;
Grupo 2:
- Defasagem e falta de uma cultura de estudo por parte dos alunos;
- Desinteresse dos alunos;
- Ausência de participação da família/responsáveis;
- Falta de limites na liberdade dos alunos;
- Excesso de carga/horária dos professores ( ideal: 5h/aula por turno);
- Excesso de aluno p/turma (ideal: 30 alunos);
- insuficiência de coordenadores pedagógicos para apoio;
- estrutura do estabelecimento antiga , carecendo reforma: geral
- impotência do professor, falta de autoridade, pulso firme nas ações e respaldo
AMEAÇAS
- ausência da família
- drogas (consumo e/ou tráfico) +;
- bulling+;
- gravidez na adolescência;
- violência: agressividade
- depredação patrimonial;
- transporte difícil (FÀCIL);
- Saúde do professor: estresse, depressão, postura+,:
- política da educação impacta com a autonomia da escola: por ex. contratação de professor com recursos da IE, (centralização );
OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES:
Instalações físicas comprometidas: banheiros, parte elétrica, fossa séptica
Coordenadora Efigênia: eficiência
Necessidade de professor para reforço diário de Português e Matemática
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário